2)O que representou para o processo histórico esta Revolução?
A Revolução é considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" (Liberté, Egalité, Fraternité), frase de autoria de Jean-Jacques Rousseau. Para a França, abriu-se em 1789 o longo período de convulsões políticas do século XIX, fazendo-a passar por várias repúblicas, uma ditadura, uma monarquia constitucional e dois impérios.
A apogeu deste movimento foi atingido no século XVIII, e, este, passou a ser conhecido como o Século das Luzes. O Iluminismo foi mais intenso na França, onde influenciou a Revolução Francesa através de seu lema: Liberdade, igualdade e fraternidade. Também teve influência em outros movimentos sociais como na independência das colônias inglesas na América do Norte e na Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil. Para os filósofos iluministas, o homem era naturalmente bom, porém, era corrompido pela sociedade com o passar do tempo. Eles acreditavam que se todos fizessem parte de uma sociedade justa, com direitos iguais a todos, a felicidade comum seria alcançada. Por esta razão, eles eram contra as imposições de caráter religioso, contra as práticas mercantilistas, contrários ao absolutismo do rei, além dos privilégios dados a nobreza e ao clero. Os burgueses foram os principais interessados nesta filosofia, pois, apesar do dinheiro que possuíam, eles não tinham poder em questões políticas devido a sua forma participação limitada. Naquele período, o Antigo Regime ainda vigorava na França, e, nesta forma de governo, o rei detinha todos os poderes. Uma outra forma de impedimento aos burgueses eram as práticas mercantilistas, onde, o governo interferia ainda nas questões econômicas. No Antigo Regime, a sociedade era dividida da seguinte forma: Em primeiro lugar vinha o clero, em segundo a nobreza, em terceiro a burguesia e os trabalhadores da cidade e do campo. Com o fim deste poder, os burgueses tiveram liberdade comercial para ampliar significativamente seus negócios, uma vez que, com o fim do absolutismo, foram tirados não só os privilégios de poucos (clero e nobreza), como também, as práticas mercantilistas que impediam a expansão comercial para a classe burguesa.
4)Quem foi Robespierre?
Maximilien François Marie Isidore de Robespierre (6 de maio de 1758, Arras 28 de julho de 1794, Paris), advogado e político francês, foi uma das personalidades mais importantes da Revolução Francesa.Os seus amigos chamavam-lhe "O Incorruptível". Principal membro dos Montanha durante a Convenção, ele encarnou a tendência mais radical da Revolução, transformando-se numa das personagens mais controversas deste período. Os seus inimigos chamavam-lhe o “Candeia de Arras”, “Tirano” e “Ditador sanguinário” durante o Terror
5)Cite três e explique um pensador iluminista.
John Locke (1632-1704), Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), Voltaire (1694-1778)
John Locke foi um importante filósofo inglês. É considerado um dos líderes da doutrina filosófica conhecida como empirismo e um dos ideólogos do liberalismo e do iluminismo. Nasceu em 29 de agosto de 1632 na cidade inglesa de Wrington.
Locke teve uma vida voltada para o pensamento político e desenvolvimento intelectual. Estudou Filosofia, Medicina e Ciências Naturais na Universidade de Oxford, uma das mais conceituadas instituições de ensino superior da Inglaterra. Foi também professor desta Universidade, onde lecionou grego, filosofia e retórica.
No ano de 1683, após a Revolução Gloriosa na Inglaterra, foi morar na Holanda, retornando para a Inglaterra somente em 1688, após o restabelecimento do protestantismo. Com a subida ao poder do rei William III de Orange, Locke foi nomeado ministro do Comércio, em 1696.Ficou neste cargo até 1700, onde precisou sair por motivo de doença.
Locke faleceu em 28 de outubro de 1704, no condado de Essex (Inglaterra). Nunca se casou ou teve filhos. Empirismo filosófico de Locke
Para John Locke a busca do conhecimento deveria ocorrer
através de experiências e não por deduções ou especulações. Desta forma, as experiências científicas devem ser baseadas na observação do mundo. O empirismo filosófico descarta também as explicações baseadas na fé.
Locke também afirmava que a mente de uma pessoa ao nascer era uma tábula rasa, ou seja, uma espécie de folha em branco. As experiências que esta pessoa passa pela vida é que vão formando seus conhecimentos e personalidade. Defendia também que todos os seres humanos nascem bons, iguais e independentes. Desta forma é a sociedade a responsável pela formação do indivíduo.
Locke criticou a teoria do direito divino dos reis, formulada pelo filósofo Thomas Hobbes. Para Locke, a soberania não reside no Estado, mas sim na população. Embora admitisse a supremacia do Estado, Locke dizia que este deve respeitar as leis natural e civil.
Locke também defendeu a separação da Igreja do Estado e a liberdade religiosa, recebendo por estas idéias forte oposição da Igreja Católica.
Para Locke, o poder deveria ser dividido em três: Executivo, Legislativo e Judiciário. De acordo com sua visão, o Poder Legislativo, por representar o povo, era o mais importante.
Embora defendesse que todos os homens fossem iguais, foi um defensor da escravidão. Não relacionava a escravidão à raça, mas sim aos vencidos na guerra. De acordo com Locke, os inimigos e capturados na guerra poderiam ser mortos, mas como suas vidas são mantidas, devem trocar a liberdade pela escravidão.
Principais obras de John Locke
- Cartas sobre a tolerância (1689)
- Dois Tratados sobre o governo (1689)
- Ensaio a cerca do entendimento humano (1690)
- Pensamentos sobre a educação (1693)
Frases de John Locke
- "A leitura fornece conhecimento à mente. O pensamento
6 Quais foram às fases da revolução?
Primeira fase (1789 - 1792)
Implantação da Monarquia Moderada
Luís XVI convocou a Assembléia dos "Estados Gerais" para solucionar a crise financeira da França (5-Maio-1789). O "O Terceiro Estado" não concorda com sistema de votação, e se auto-proclama Assembléia Nacional Constituinte tendo como meta elaborar uma Constituição para a França (17-Junho-1789). A situação agravou-se para o Rei, não discutida a questão financeira e, em lugar dos "Estados Gerais", instalara-se uma Assembléia Nacional Constituinte; paralelamente, o povo protestava contra a elevação dos preços dos gêneros alimentícios, iniciando saques em castelos, e, mosteiros e realizando em represália a Tomada da Bastilha (14-Julho-1789). A Assembléia Nacional aprovou a abolição dos antigos privilégios de classe (4-Agosto-1789). A Assembléia Nacional aprovou os Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, cujo os princípios de Liberdade, Igualdade e fraternidade. A Assembléia Nacional elaborou a primeira Constituição, instalando em conseqüência a Monarquia Constitucional na França (14-Setembro-1791). As decisões da Assembléia Nacional em sua maioria não foram executadas; o povo revoltado ameaçou a família real. O Rei perdeu a confiança do povo: havia investigado uma intervenção da Áustria a seu favor (a Rainha, Maria Antonieta era austríaca ); não concordara com a decisão da Assembléia de obrigar os nobres que emigraram a voltar a França sob pena de perde bens ; finalmente o Rei Luís VXI tentou fugir da França .
Segunda fase (1792 - 1794)Governo Radical Republicano
Em Paris foi organizada a Comuna Insurrecional sob direção de líderes populares ( Marat, Danton, Hebert) e foi estabelecido um Conselho Executivo Provisório (9-Setembro-1792); a Convenção Nacional declarou abolida a Realeza e implantou a República (21-Setembro-1792); as disputas pelo poder dentro da Convenção Nacional levaram a formação de 3 grupos políticos - a Montanha, representado as classes trabalhadoras , disposta a prosseguir a Revolução a qualquer custo; a Gironda, representando a burguesia , interessada em deter a Revolução, para evitar a desorganização interna que ameaçava as atividades econômicas; e a Planície, votando ora com um, ora com outro grupo. A situação interna continuava difícil: falta de gêneros alimentícios, subida de preços e rebeliões populares; o Rei foi sentenciado á morte na guilhotina (21-Janeiro-1793); o poder na Convenção Nacional foi dominado pelos membros da Montanha, que estabeleceram o Governo Ditatorial (2-Junho-1793), realizando prisões e execuções em massa; as realizações positivas do governo Ditatorial foram: abolição definitiva dos privilégios de classe, tabelamento de preços , elaboração de normas visando as possibilidades de educação
extinção das rebeliões internas, organizada força militar para enfrentar a ameaça externa; a violência usada durante o governo ditatorial determinou a sua queda devido aos excessos de Robespierre, Chefe do Governo (27-Julho-1794). O período do Governo Ditatorial é conhecido como "Época do Terror".
Jean-Paul Marat (24 de Maio de 1743 - 13 de Julho de 1793) foi um médico, filósofo, teorista político e cientista mais conhecido como jornalista radical e político da Revolução Francesa. Seu trabalho era conhecido e respeitado por seu caráter impetuoso e sua postura descompromissada diante do novo governo, Inimigos do Povo e reformas básicas para os mais pobres membros da sociedade. Sua persistente perseguição, voz consistente, grande inteligência e seu incomum poder preditivo levaram ele à confiança do povo e fizeram dele a principal ponte entre eles e o grupo radical Jacobino que veio ao poder em Junho de 1793. Por dois curtos meses, liderando para a queda da facção Girondina em Junho, ele era um dos três homens mais importantes na França, Juntamente com Georges Danton e Maximilien Robespierre. Ele foi apunhalado uma vez no coração com uma lâmina de seis polegadas enquanto estava dentro de sua banheira pela simpatizante Girondina Charlotte Corday. Marat cunhou o uso moderno da frase "inimigo do povo" e publicou extensas listas de tais inimigos em seu jornal, chamando-os para serem executados. O termo "inimigo do povo" foi posteriormente adotado pela Suiça durante o pequeno Expurgo na década de 1910 para rotular as pessoas acusadas de atividades contra-revolucionárias e crimes contra o Estados Unidos .
10)O que representou a queda da Bastilha para a Revolução?
A importância da Queda da Bastilha reside no fato de que a partir desse momento a revolução conta com a presença das massas trabalhadoras, deixando de ser apenas um movimento onde deputados julgavam que poderiam eliminar o Antigo Regime apenas fazendo novas leis.
A gravidade da crise econômica havia envolvido todo o país em uma situação caótica: os privilégios dados à nobreza e ao Alto Clero dilapidaram as finanças do país, situação ainda mais agravada com a participação da França na Guerra de Independência dos EUA em ajuda aos colonos e palas secas, responsáveis por uma crise agrária, que levava os camponeses miséria extrema e determinava o desabastecimento das cidades assim como a retração do comércio interno.
11)Quem eram os sans-cullotes?
Sans-Culottes (do francês "sem calção") era a denominação dada pelos aristocratas aos artesãos, trabalhadores e até pequenos proprietários participantes da Revolução Francesa a partir de 1771, principalmente em Paris. Recebiam esse nome porque não usavam os elegantes culottes, espécie de calções justos que apertavam no joelho que a nobreza vestia, mas uma calça de algodão grosseira. Na época da Revolução Francesa, a calça comprida era o típico traje da época usado pelos burgueses.
12)Explique os lemas da Revolução:
• Primeiro Estado - era o clero francês e estava dividido em alto e baixo. O alto clero era composto por elementos vindos das ricas famílias da nobreza, possuindo toda a sorte de privilégios, inclusive o de não pagar impostos. O baixo clero era o pobre, estando ligado ao povo em geral e não à nobreza, como o primeiro.
• Segundo Estado - era a nobreza em geral. Os privilégios eram incontáveis, sendo que o mais importante era a isenção de impostos. Ha que se salientar aqui que a nobreza também estava dividida: a nobreza cortesã, que vivia no palácio, e outros setores da nobreza, que viviam na corte, recebendo pensões do Rei, onerando os seus castelos, no campo, as custas do trabalho de seus servos. À medida que a crise aumentava, essa nobreza que viviam no campo aumentava a pressão sobre seus servo, favorecendo o clima de insatisfação.
0 comentários:
Postar um comentário